terça-feira, 26 de abril de 2016

O Curso de Odontologia

O CURSO

O curso tem como finalidade formar, através de um modelo moderno e inovador, profissionais capazes de praticarem uma odontologia que reconheça no paciente a ser tratado não só as necessidades curativas e intervencionistas, mas também a importância da cavidade bucal na saúde geral do indivíduo (inter-relações doenças bucais/doenças sistêmicas), a manutenção da saúde no paciente tratado, e a prevenção das infecções e anomalias dentais através de diagnóstico precoce e preciso. É essencial, no entanto, que o modelo curricular proposto, além do treinamento intensivo para a prática social da odontologia forneça uma formação “científica” ao estudante para torná-lo capaz de diagnosticar e prevenir infecções bucais, que são a principal causa da perda de dentes na infância (cárie) e na idade adulta (doença periodontal).

DISCIPLINAS


A formação básica da graduação inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, psicologia, imunologia, bioquímica, genética, introdução à metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, material dentário, endodontia, exodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras. No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. 


PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 


Como requisito para finalizar o curso, é obrigatório a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC). O bacharelado tem duração média de 5 anos e para exercer a profissão é indispensável obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). 



ONDE CURSAR? 


O país oferece diversas universidades públicas com o curso, entretanto, o número de vagas disponibilizadas são poucas e a concorrência é grande devido ao fato de a odontologia ser considerada um ramo da medicina. As universidades gratuitas mais bem-conceituadas no curso são: 
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Temos também as instituições privadas. A formação em uma universidade privada vai exigir um belo investimento de tempo e dinheiro. A boa notícia é que o dinheiro retorna em poucos anos de profissão. A média das mensalidades fica em torno de R$ 1.700 nas diversas faculdades do País. É possível, no entanto, encontrar valores bem abaixo e acima disso. Das faculdades particulares as que mais se destacam são:
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)


CUSTOS EXTRAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA 


Se você está se planejando para estudar Odontologia, saiba que não basta apenas considerar o valor da mensalidade (que já é alta). É necessário pensar em todos os custos operacionais decorrentes de se fazer uma graduação. Confira alguns dos principais e inclua-os no seu orçamento:

  • Alimentação: Odontologia é um curso em tempo integral. Isso significa que você vai ter que comer na rua com frequência. Analise os valores cobrados nos restaurantes das imediações da faculdade e faça um cálculo de quanto será preciso gastar por dia para fazer as refeições.
  • Transporte: Verifique se a faculdade fica muito longe de sua casa e quantos deslocamentos você terá que fazer por dia. Se você usa transporte público, observe quantos ônibus (ou metrôs) será preciso pegar e quanto tempo você vai gastar no trajeto diário de casa para a faculdade e vice-versa. Quem tem carro deve levar em conta os custos de combustível, estacionamento, seguro e, se for o caso, pedágios.
  • Moradia: Quem precisa mudar de cidade ou de bairro pra estudar Odontologia vai ter que arcar com uma despesa de aluguel e manutenção da casa que, por vezes, acaba saindo mais caro que o próprio curso. Veja os custos que você vai ter que encarar:
  • Aluguel (quarto, apartamento, sala, casa, alojamento, etc.)
  • Condomínio e IPTU
  • Serviços como água, luz, gás, internet e limpeza
  • Aquisição de móveis e utensílios (se for o caso) e mudança
  • Material Didático: Os cursos da área da Saúde utilizam materiais e equipamentos caros. Cheque junto à faculdade desejada que tipo de material será necessário comprar ao longo da graduação e faça um orçamento preliminar. Separe um valor por mês para essas despesas.

COMO ESTUDAR ODONTOLOGIA PAGANDO MENOS? 


A boa notícia para quem quer estudar Odontologia e está com o orçamento apertado: o Governo Federal possui dois programas de incentivo à formação superior que podem ajudar realizar o sonho de se tornar dentista. Confira:

ProUni
É o programa que oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes de baixa renda que tiveram um bom desempenho no Enem. Para participar, é preciso ter no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Como as vagas nos cursos de Odontologia são muito concorridas, quanto maior sua nota, maiores as chances.

FIES
O FIES é um financiamento estudantil para estudantes de baixa renda que permite pagar a graduação com juros baixos e prestações a perder de vista. Para concorrer ao benefício é preciso ter pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem.


RETORNO FINANCEIRO

Odontologia é a segunda profissão mais bem paga do Brasil, perdendo apenas para Medicina. Por si só, já é um motivo e tanto para que estudantes do Brasil inteiro procurem esta graduação. Além disso, a profissão é muito mais ampla do que a gente imagina e oferece diferentes oportunidades de trabalho pra quem está ingressando na carreira. De qualquer forma, vale a pena apostar em uma boa faculdade de Odontologia. Com a média salarial atual de um dentista, o total investido pode ser recuperado em poucos anos de atuação profissional. O mercado para esses profissionais é amplo e sempre há trabalho, seja em clínicas especializadas, empresas do ramo, saúde pública ou em consultório próprio.

CURIOSIDADE


A história do tratamento dentário é antiga, há registros que em 5000 a.C. gregos, romanos, sumérios e egípcios já conheciam algumas causas das dores nos dentes. No início, quem fazia esse trabalho eram barbeiros ou ambulantes, em lugares mal higienizados e precários. A odontologia, como ciência, começou sendo ligada com a medicina, mas devido a evolução das técnicas na área, foi permitida a diferenciação entre as duas ciências. No séc XVIII, o francês Pierre Fauchard, considerado pai da odontologia, inovou ao inventar o "pivot" e no desenvolvimento das dentaduras. A primeira escola dentária foi fundada em 1840, em Baltimore, nos EUA. No Brasil a criação de cursos odontológicos se deu em 1884, nas FACULDADES DE MEDICINA do Rio de Janeiro e da Bahia.

EVENTOS

  • Dos dias 16 a 19 de Novembro de 2016 ocorrerá em Natal-RN o 22º Encontro anual da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) que abordará o tema Sinergia, Design e Tecnologia: O estado da arte em odontologia estética. O Encontro contará com palestrantes de vários países; Aulas teóricas e práticas; Feira comercial; Programação social variada; Oportunidades de confraternização; Belíssimo local e vários outros atrativos. No site oficial do evento você poderá verificar conhecimentos sobre o congresso. Site Oficial do Evento
  • E durante o mês de Junho de 2016, especificamente dos dias 22 a 25 em Porto Alegre, acontecerá o 21º Congresso Odontológico Rio-Grandense, o CORIG. A solenidade se dará no Centro de Convenções da PUC-RGS. O Evento é um dos maiores encontros científicos e educacionais da Odontologia na América Latina. Através de simpósios, seminários, cursos teóricos, cursos práticos e conferências, o Congresso busca sempre trazer as inovações tecnológicas da Odontologia, baseadas em pesquisas científicas nas mais de 17 especialidades da área. Esse ano o tema fará referência à Ciência e Arte na Odontologia.  Para acessar o site oficial do Congresso basta clicar AQUI e você ficará por dentro de todas as informações.

Onde encontrar mais informações SOBRE A ODONTOLOGIA?










Nenhum comentário:

Postar um comentário